Chanceler sul-africana pede que BRICS trabalhe conjuntamente contra COVID-19 - Plataforma Media

Chanceler sul-africana pede que BRICS trabalhe conjuntamente contra COVID-19

Com mais de 3 milhões de casos confirmados do novo coronavírus globalmente, a ministra de Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, Naledi Pandor, instou seus homólogos do BRICS a fortalecer a cooperação e a coordenação em um esforço para enfrentar a pandemia.

“Acredito que podemos encontrar soluções através da coordenação e da corporação e através da garantia de nossos esforços juntos para enfrentar a pandemia que está tendo efeitos econômicos e de desenvolvimento tão terríveis sobre todos nós”, declarou na terça-feira Pandor na Conferência Extraordinária dos Ministros das Relações Exteriores do BRICS sobre a COVID-19.

O BRICS é um bloco de mercados emergentes que agrupa Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Pandor disse que a África do Sul está firmemente do lado da Organização Mundial da Saúde, que recentemente foi criticada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, sobre como reagiu ao surto.

“Acreditamos que, como na África do Sul, a cooperação internacional é absolutamente inegociável, temos que unir esforços para encontrar uma vacina e uma cura para a COVID-19”, disse. “É por essa razão que a África do Sul se engajou ao apelo da comunidade internacional de apoio e fortalecimento do mandato da Organização Mundial da Saúde (OMS), à medida que continua a coordenar os esforços globais de combate à COVID-19.”

Pandor disse seu país está profundamente preocupado com a politização do trabalho da OMS.

“Ficamos particularmente desconcertados com a retenção de fundos neste momento crítico”, disse, acrescentando que cortar fundos prejudicaria a capacidade da organização de fazer seu trabalho durante a pandemia.

Assine nossa Newsletter