FIVB cancela Liga das Nações de Voleibol - Plataforma Media

FIVB cancela Liga das Nações de Voleibol

Decisão tomada por causa da pandemia de coronavírus que assola o mundo

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) anunciou nesta sexta-feira que a edição deste ano da Liga das Nações foi cancelada por causa da pandemia de Covid-19.

A competição feminina estava programada para começar no dia 19 de maio, enquanto a masculina a 22 de maio. No mês de março a FIVB tinha anunciado o adiamento das competições para uma data no final do ano.

“Porém, por causa da evolução da pandemia, da complexidade da realização de um evento global em vários países anfitriões e do compromisso de proteger a saúde dos participantes, o conselho da Liga das Nações de Voleibol, o conselho de administração da FIVB e os organizadores do evento concordaram em cancelar a edição deste ano. A FIVB continua a trabalhar em estreita colaboração com todas as partes para coordenar o cronograma da edição 2021 da Liga das Nações, mantendo Itália e China como sedes das finais”, pode ler-se no comunicado da FIVB.

No mesmo documento, o presidente da FIVB, Ary Graça, explicou ainda como foi tomada a decisão. “Com os nossos parceiros, exploramos todas as opções para sediar a Liga das Nações deste ano. Parte do que faz a Liga das Nações tão especial é que é um evento verdadeiramente global desfrutado por jogadores e especialmente pelos fãs de todo o mundo. Mas essa força também aumenta o risco durante a atual pandemia. Seria, portanto, imprudente, talvez até irresponsável, prosseguirmos com o evento quando não podemos proporcionar aos jogadores e a todos os interessados a certeza de que a Liga das Nações seria um evento seguro, acessível a todos e mantido ao mais alto nível”.

A edição deste ano também contemplava uma etapa em Macau, prevista para o início de junho, que naturalmente acabou cancelada. A informação foi divulgada, depois do comunicado da FIVB, através de uma nota do Instituto do Desporto de Macau.