Governo de Hong Kong apoia trabalho legislativo pela segurança nacional - Plataforma Media

Governo de Hong Kong apoia trabalho legislativo pela segurança nacional

Salvaguardar a segurança nacional é responsabilidade constitucional da Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK) e o governo da RAEHK apoiará plenamente a promulgação da legislação de segurança nacional e cumprirá o seu dever de garantir a implementação da lei relevante em Hong Kong, disse a chefe do Executivo Carrie Lam no sábado.

As observações de Lam vieram depois da principal legislatura da China rever um projeto de lei no sábado sobre a salvaguarda da segurança nacional na RAEHK, que foi submetido à deliberação na 19.ª sessão do Comité Permanente da 13.ª Assembleia Popular Nacional (APN) de quinta a sábado.

Levando em consideração a situação prática em Hong Kong, a promulgação em nível de Estado da legislação para salvaguardar a segurança nacional na RAEHK é uma decisão significativa das autoridades centrais em um momento crítico para melhorar o sistema institucional “um país, dois sistemas”, garantindo assim a prosperidade e estabilidade a longo prazo de Hong Kong, disse Lam em um comunicado.

Lam disse que ela e os principais funcionários do governo da RAEHK expressaram suas opiniões às autoridades centrais depois que a APN adotou a decisão sobre estabelecer e melhorar o sistema legal e os mecanismos de aplicação da RAEHK para proteger a segurança nacional.

O governo do RAEHK notou com apreciação que as partes relevantes estudaram seriamente as opiniões refletidas pelo governo da RAEHK, consideraram a situação real de Hong Kong e aprimoraram o projeto de legislação através de múltiplas revisões sob o espírito de absorver opiniões o máximo possível, disse Lam.

Em particular, o processo de elaboração alavanca, segue e reflete um princípio importante, que é levar em conta a diferença entre o continente e Hong Kong e fazer todos os esforços para garantir a compatibilidade e complementaridade da referida lei de segurança nacional com as leis nacionais relevantes e as leis locais na RAEHK, disse Lam.

O projeto especifica que a RAEHK deve estabelecer e melhorar as instituições e mecanismos de aplicação para salvaguardar a segurança nacional para fortalecer o poder de aplicação e o trabalho de execução na segurança nacional.

Lam disse que o governo da REAHK concorda que Hong Kong deve estabelecer uma comissão de salvaguarda da segurança nacional para ser presidida pelo chefe do Executivo, e criará unidades dedicadas na Força Policial de Hong Kong e no Departamento de Justiça, que assumirá as principais responsabilidades na implementação do trabalho de execução relevante.

O governo da RAEHK está realizando o trabalho preparatório necessário, disse Lam.

A promulgação da legislação para salvaguardar a segurança nacional na RAEHK é prevenir, coibir e sancionar quatro tipos de atos criminosos, ou seja, atos de secessão, subversão do poder do Estado, atividades terroristas e conluio com forças estrangeiras ou externas para colocar em risco a segurança nacional, disse Lam.

Portanto, a legislação só terá como alvo uma minoria extremamente pequena de pessoas que violaram a lei sobre essas ofensas, enquanto a vida e a propriedade, os direitos básicos e as liberdades da esmagadora maioria dos residentes de Hong Kong serão protegidos, enfatizou.

Related posts
Hong KongPolítica

Amnistia Internacional: Lei de Segurança Nacional “dizimou” liberdades em Hong Kong

Hong KongMacau

Hong Kong em conversações com Macau para corredor exclusivo

ChinaPolítica

Chefe do Executivo de Hong Kong apoia reforma eleitoral decidida por Pequim

ChinaMacau

Nomeados 14 juízes em Macau para tratar casos de segurança nacional

Assine nossa Newsletter