Centenas de testes à Covid-19 para sair de Macau - Plataforma Media

Centenas de testes à Covid-19 para sair de Macau

A partir das 6:00 horas de amanhã todas as pessoas que pretendam sair de Macau, quer por barco quer por avião, terão a obrigatoriedade de apresentar um certificado de teste de ácido nucleico à covid-19 negativo.

O dia começou complicado em Macau para as pessoas que precisam de sair da cidade nos próximos dias. As dúvidas eram muitas, as informações disponíveis poucas e depressa se aglomeraram centenas de pessoas no Posto de Testes de Ácido Nucleico do Pac On para solicitarem a realização do teste necessário.

O Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus de Macau anunciou, ao final do dia de ontem (dia 12), que a medida tomada teria efeitos a partir das 06: 00 horas do dia 14 de Julho (terça-feira) e que pretende garantir a segurança das tripulações e passageiros dos barcos e aviões que partem do território. A medida acabou por apanhar a maioria dos passageiros já com bilhetes de viagem, comprados e confirmados, de surpresa.

A solicitação para a marcação do teste é feita online, através da aplicação Sistema de Reserva de Teste de Ácido Nucleio de Covid-19 dos Serviços de Saúde de Macau (SSM) https://app.ssm.gov.mo/rnatestbook/. E a colheita da amostra através zaragatoa pode ser feita em dois locais: no Posto de Testes de Ácido Nucleico para vírus – Pac On para a maioria dos passageiros (das 10:00 às 22:00); ou no caso de ser estudante, sénior com mais de 65 anos, menor de 18 anos, ou, ainda, pessoa com certificado de invalidez, no Centro Hospitalar Conde de São Januário (das 9:00 às 17:00). O primeiro teste é gratuito para residentes. Os restantes passageiros terão que pagar 180 Patacas pelo teste.

O resultado negativo do teste de ácido nucleico à COVID-19, agora exigido, tem que ter sido emitido nos últimos sete dias anteriores à data de saída do território e comprovado através da emissão do respectivo Código Sanitário de Macau, disponível na mesma aplicação utilizada para a marcação do exame.

No local dos testes, fontes confirmaram ao PLATAFORMA que os serviços pedem 24 horas para entregar os resultados. Contudo, os SSM garantiram ao PLATAFORMA que na sua aplicação online os resultados poderão ser verificados seis horas após a realização dos mesmos.

O PLATAFORMA tentou, ainda, confirmar junto dos SSM o número de testes realizados nas primeiras 24 horas, desde que a medida foi tornada pública, mas não obteve resposta. No entanto, o Plataforma pode constatar no local que centenas de pessoas aguardavam esta manhã, em fila, para a realização dos teste Covid-19.

Artigos relacionados
BrasilPolítica

Brasil é o 2º país com mais barreiras de entrada no exterior por conta do coronavírus

BrasilSociedade

Brasil bate recorde e supera EUA em novas mortes por Covid por milhão de habitantes

Mundo

Alemanha adota plano de suspensão progressiva do confinamento

ChinaMundo

Milhares de vacinas falsas apreendidas na África do Sul e China

Assine nossa Newsletter