Presidente da Guiné-Bissau anuncia retoma do serviço militar obrigatório - Plataforma Media

Presidente da Guiné-Bissau anuncia retoma do serviço militar obrigatório

Umaro Sissoco Embaló, anunciou hoje que o país vai retomar brevemente o serviço militar obrigatório (SMO) para acabar com o “recrutamento sem critério” de pessoas para as Forças Armadas

O chefe de Estado, que falava à imprensa depois de presidir à reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional, disse que o país tem de reintroduzir critérios objetivos para a incorporação de cidadãos nas Forças Armadas.

“Isso é que é o dever de cidadania. Não se pode pegar nas pessoas, um sobrinho ou o filho que não tem trabalho para o colocar nas Forças Armadas. Não. Tem de haver critério nas Forças Armadas para quem quer ser militar tem que ter no mínimo 12.º ano”, observou Sissoco Embaló.

O Presidente guineense apontou o seu próprio exemplo para esclarecer a decisão das autoridades em reintroduzir o Serviço Militar Obrigatório (SMO), que deixou de ser observado a partir dos anos 90 do século passado.

“Vai ser como no nosso tempo, quando fomos recrutados. Foi nas Forças Armadas que conseguimos uma bolsa de estudo e fomos estudar”, em Portugal, disse Umaro Sissoco Embaló.

O chefe de Estado disse também que a reunião serviu para abordar a retirada para breve da força de interposição dos Estados da África Ocidental (Ecomib), estacionada na Guiné-Bissau desde 2012, na sequência de um golpe militar.

A Ecomib, que foi acantonada em março pelo Presidente guineense, acabou por não deixar o país devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, que levou ao encerramento de fronteiras e à suspensão de voos para a Guiné-Bissau.

Related posts
AngolaPolítica

60 mil ex-militares vão receber apoio para o combate à fome e à pobreza

BrasilPolítica

Verba do governo brasileiro para pagar salário de militares acaba em abril

MoçambiquePolítica

Portugal admite enviar militares para combater terroristas em Moçambique

BrasilPolítica

Governo Bolsonaro demite um militar de alta patente por mês

Assine nossa Newsletter