Portugal com a segunda maior quebra de venda de carros da Europa - Plataforma Media

Portugal com a segunda maior quebra de venda de carros da Europa

Apenas o mercado de ligeiros de passageiros da Croácia caiu mais do que o português até setembro, segundo dados da associação europeia de fabricantes automóveis.

Entre janeiro e setembro venderam-se 105 660 carros ligeiros de passageiros em Portugal, menos 39,3% em comparação com os mesmos nove meses de 2019. Trata-se da segunda maior quebra na Europa, com a diminuição das vendas de automóveis em Portugal a ficar 10 pontos percentuais acima da média da União Europeia (-28,8%).

Só na Croácia é que a pandemia está a ter mais efeitos junto do comércio automóvel de ligeiros de passageiros, revelam os dados da associação europeia de fabricantes de automóveis (ACEA, na sigla original). Neste país a quebra de vendas deste segmento foi de 45%, para 28 246 unidades. Logo a seguir a Portugal surge a vizinha Espanha, que sofreu uma descida dos registos de 38,3%.

O fecho dos concessionários portugueses enquanto vigorou o estado de emergência (entre meados de março e o final de abril) ajuda a explicar uma descida tão acentuada das vendas de automóveis.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Related posts
Portugal

Portugal com maior travagem de venda de carros na Europa em fevereiro

ChinaEconomia

China recolhe cinco milhões de carros com defeito nos primeiros 11 meses do ano

Desporto

Covid-19: Responsável da McLaren vê "quatro equipas" em risco de desaparecerem

Assine nossa Newsletter