Plano de vacinação à Covid-19 apresentado esta semana - Plataforma Media

Plano de vacinação à Covid-19 apresentado esta semana

O plano de vacinação contra a covid-19 está a ser ultimado e será apresentado esta semana, apurou o JN. Para esta quarta-feira, dia 2, está agendada uma reunião dos ministros da Saúde europeus para debaterem a resposta à pandemia.

O Ministério da Saúde ainda não confirmou se enviou a Bruxelas algum documento, ainda que preliminar. Recorde-se que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, tinha pedido aos estados-membros para enviarem até final de novembro os seus planos de vacinação. Além do processo de vacinação de muitos milhões de europeus, o armazenamento e distribuição das vacinas será uma missão gigantesca que cada país terá de acautelar.

Na semana passada, foi divulgada uma proposta preliminar do grupo de trabalho que está a preparar a estratégia de vacinação que excluía do grupo prioritário os idosos com mais de 75 anos e sem comorbilidades. O coordenador da estratégia, Francisco Ramos, revelou que os primeiros a ser vacinados deviam ser funcionários e residentes em lares (independentemente da sua idade), profissionais de saúde e de forças de segurança, bem como idosos com doenças graves.

O parecer ainda não estava fechado mas a exclusão dos mais idosos do grupo prioritário gerou polémica, levando o presidente da República a classificar a proposta de “tonta” e o primeiro-ministro a garantir que as “vidas não têm prazo de validade”.

Leia mais em Jornal de Notícias

Artigos relacionados
MundoSociedade

Efeitos de vacina contra a covid-19 só deverão sentir-se no fim de 2021

MundoSociedade

Trabalhadores da saúde e idosos devem ser prioritários nas vacinas, diz OMS

PolíticaPortugal

Saúde diz que plano de vacinação em Portugal ainda não está validado

PolíticaPortugal

Covid-19: 'Task force' tem 30 dias para definir todo o plano de vacinação

Assine nossa Newsletter