Combater a pandemia até ao fim - Plataforma Media

Combater a pandemia até ao fim

Existe ainda grande incerteza sobre se o mundo irá conseguir finalmente vencer a batalha contra a Covid-19.

A nível mundial, a pandemia não parece abrandar. Na capital do Japão foi declarado estado de emergência, com a população a ser incentivada a regressar a casa antes das oito da noite e a restauração a fechar mais cedo. Também o Reino Unido iniciou uma nova fase de confinamento, ao mesmo tempo que vão surgindo novos casos de infeções na China.

Já existem vacinas disponíveis, alguns países europeus iniciaram até a vacinação da população, porém o Reino Unido,
Alemanha e Dinamarca poderão ter de adiar a segunda dose devido a escassez no fornecimento. O vírus não vai desaparecer sozinho. A epidemia não se vai resolver por si só, nem a nível nacional, nem nos EUA.

Com o ano novo chinês daqui a apenas um mês, o “Chunyun”, ou época alta de viagens, terá início no continente. Que impacto terão estas viagens e maior mobilidade e contacto das populações sobre a prevenção epidémica? Zhong Nanshan, membro da Academia Chinesa de Engenharia, partilhou com a CCTV que não existe necessidade de limitar as viagens dentro da China, excluindo algumas regiões de risco. Será possível passar o ano em segurança desde que a população utilize máscara, lave bem as mãos e mantenha as distâncias de segurança.

Em Macau, o Governo relembra a população de que o vírus continua a ser um problema grave a nível mundial, existindo sempre a possibilidade de casos
importados esporádicos que poderão causar infeções domésticas. A luta ainda não chegou ao fim!

*Editor chinês do PLATAFORMA

Artigos relacionados
Opinião

Coração normal

Opinião

Cinema de Ano Novo

Opinião

Vozes de Macau

Opinião

Falta de sono

Assine nossa Newsletter