Pelo menos, 35 cidadãos angolanos que viviam na condição de refugiados no centro de acolhimento de Mayukuayukua, na República da Zâmbia, regressaram definitivamente ao país e foram alojados, desde o dia 29 de Dezembro de 2020, na sede comunal do Missombo, a 16 quilómetros da cidade de Menongue, província do Cuando Cubando.
Consta do grupo de refugiados, quatro homens, nove mulheres e 22 crianças, correspondente a oito famílias, que foram acomodadas em quatro residências sociais do tipo T-3, erguidas na comuna do Missombo.
Miguel Marcos, de 50 anos, 19 dos quais vividos na Zâmbia, disse que decidiu regressar definitivamente a Angola devido às condições difíceis no centro de acolhimento de Mayukuayukua, onde dependiam de terceiros ou de ajuda humanitária para se alimentarem e vestirem.
Explicou que, por este motivo, em princípios do ano passado, solicitaram ajuda do Consulado de Angola na Zâmbia que, em Agosto, criou todas as condições para que regressassem ao país a partir de Santa Clara, província do Cunene, passando pela Namíbia.
Acrescentou que, depois de 30 dias, foram transferidos de Santa Clara para a cidade de Ondjiva, onde permaneceram quatro meses aos cuidados da Direcção Provincial da Família, Promoção da Mulher e Acção Social do Cunene.
Leia mais em Jornal de Angola