Nova companhia aérea procura levantar voo em HK - Plataforma Media

Nova companhia aérea procura levantar voo em HK

A Greater Bay Airlines, uma nova companhia aérea sediada em Hong Kong, inscreveu-se para 104 rotas, um passo mais perto de competir oficialmente com as suas rivais numa cidade que serve como um dos principais centros internacionais do Sudeste Asiático. No pedido, 48 das rotas são para cidades do continente, incluindo Pequim e Xangai. A companhia aérea pretende voar para 13 destinos no Japão, além de voos para Singapura e outros grandes países do sudeste asiático.

A Greater Bay solicitou em Julho uma licença de operação de aviação. Índia, Coreia do Sul, Guam e Saipan também estão entre as rotas previstas. Ao todo, a malha aérea cobrirá 19 países e territórios. O fundador da Greater Bay, o magnata do sector imobiliário chinês Bill Wong Cho-bau, tem sido chamado da versão de Shenzhen do magnata de Hong Kong Li Ka-shing. Tal como Li, Wong fez a sua fortuna no mercado imobiliário. Wong acabou por se distanciar do negócio de propriedades e fundou a Donghai Airlines, com sede em Shenzhen.

Para erguer a Greater Bay, Wong levou para o conselho da companhia aérea nomes importantes da China e de Hong Kong, de acordo com documentos corporativos. Um director, Wang Wei, é o bilionário fundador do grupo chinês de logística SF Express. De Hong Kong, vem o conselheiro executivo Arthur Li Kwok-cheung, juntoamente com Andrew Leung Kwan-yuen, o presidente do Conselho Legislativo.

Também a bordo está Stanley Hui Hon-chun, o ex-presidente-executivo da autoridade aeroportuária de Hong Kong. Algernon Yau Ying-wah, que servia como chefe da Cathay Dragon, a companhia aérea de Hong Kong que encerrou abruptamente as operações, também se juntou à equipa.

Assine nossa Newsletter