Está em marcha pedido de ajuda internacional para combater a covid em Portugal - Plataforma Media

Está em marcha pedido de ajuda internacional para combater a covid em Portugal

Embora não seja oficial, o presidente da Associação Portuguesa de Médicos Intensivistas confirmou que “o pedido de ajuda já começou”. Portugal terá pedido enfermeiros, médicos intensivistas, equipamentos e vagas em hospitais a dois países europeus. “É natural que o pedido de ajuda já tenha sido feito”, reconheceu Lacerda Sales.

Portugal pretende reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos cuidados aos doentes com covid-19 recorrendo à ajuda internacional, tanto no que diz respeito a recursos humanos como em vagas hospitalares. Segundo avança esta quarta-feira o Expresso, o Governo iniciou conversações com dois países europeus, no passado domingo, com vista à formalização de acordos de colaboração.

O mesmo jornal esclarece que o país está a pedir “profissionais para reforçar as equipas de enfermagem e de médicos intensivistas, equipamentos onde se verificam falhas pontuais, como seringas e ventiladores não invasivos, e vagas hospitalares para transferir doentes para fora do país”. De referir que poderão ser transferidos não só pacientes em estado crítico (em unidades de cuidados intensivos) mas também doentes em enfermaria.

Leia mais em Jornal de Notícias

Artigos relacionados
PortugalSociedade

Quase menos 200 mil consultas e menos 21 mil cirurgias só em janeiro

PolíticaPortugal

Mais de metade da população considera que os políticos não devem ter prioridade na vacinação

PortugalSociedade

Reino Unido e Itália com mais impacto no início da pandemia em Portugal

PortugalSociedade

46% dos portugueses antecipam confinamento até à Páscoa

Assine nossa Newsletter