Deputados em Angola autorizaram construção de refinaria em Cabinda - Plataforma Media

Deputados em Angola autorizaram construção de refinaria em Cabinda

O Parlamento aprovou, ontem, por unanimidade, a Lei de Autorização Legislativa que autoriza o Presidente da República a legislar sobre o Regime de Incentivos Fiscais, Aduaneiros e Administrativos para a Construção da Refinaria de Cabinda.

O diploma, que não teve necessidade de passar pelas comissões de especialidade, foi aprovado com 163 votos e deve entrar em vigor dentro de 180 dias.O ministro dos Petróleos e Recursos Minerais, Diamantino de Azevedo, que apresentou o diploma, adiantou que o projecto visa a construção e operacionalização de uma estrutura com capacidade de conversão de 60 mil barris de petróleo por dia, na comuna de Malembo, província de Cabinda.

Diamantino de Azevedo explicou que a construção da refinaria acontecerá em três fases. Na primeira, disse, serão processados 30 mil barril de petróleo por dia, para a produção de gasóleo e Jet (combustível para aviões). Na segunda fase, serão processados 70 mil barris e produzidos gasóleo, gasolina e LPG.O ministro informou que, na terceira fase, será adicionada a unidade de processamento de gril e de parqueamento, para permitir a transformação do petróleo bruto em gasóleo e gasolina.

Para fabricação e montagem dos equipamentos de refinação, informou, estima-se um investimento inicial de 650 milhões de dólares. O investimento poderá chegar a 900 milhões de dólares, com a construção e melhoria de infra-estruturas, via de acesso, estradas, reforço de pontes, reparação e suporte à actividade de refinação, acrescentou.

Leia mais em Jornal de Angola

Related posts
AngolaPolítica

Ativista de Cabinda libertado após sete meses diz que detenções são recorrentes

AngolaCultura

Museu Regional de Cabinda regista redução de visitantes

AngolaSociedade

Falsificadores de testes covid-19 presos em Cabinda

AngolaPolítica

ONG aponta o dedo ao Governo e afirma que há presos de consciência em Cabinda

Assine nossa Newsletter