Presidentes da França e China conversam sobre economia e Mianmar mas não citam uigures - Plataforma Media

Presidentes da França e China conversam sobre economia e Mianmar mas não citam uigures

Os presidentes chinês Xi Jinping e francês Emmanuel Macron conversaram por telefone sobre as relações bilaterais económicas e a respeito da situação em Mianmar, informaram nesta sexta-feira fontes dos dois países, no entanto, não mencionaram a situação dos uigures na região chinesa de Xinjiang.

As informações divulgadas pela agência estatal chinesa Xinhua e pela presidência francesa sobre a conversa, que aconteceu na quinta-feira, não mencionam a situação da comunidade muçulmana uigur na região do noroeste da China.

Na quarta-feira, o ministro francês das Relações Externas, Jean-Yves Le Drian denunciou um “sistema de repressão institucionalizado” em Xinjiang, durante um discurso no Conselho de Direitos Humanos da ONU.

A embaixada da China na França respondeu e condenou qualquer “interferência nos assuntos internos de outros países sob o pretexto dos direitos humanos”.

De acordo com estudos de institutos americanos e australianos, pelo menos um milhão de uigures foram internados em “campos” de Xinjiang e alguns foram submetidos a “trabalhos forçados” ou “esterilizações forçadas”.

A China nega de maneira veemente as acusações e afirma que os “campos” são “centros de formação profissional” que visam manter a população longe do extremismo religioso e do separatismo, após muitos ataques mortais de uigures contra civis.

Na conversa, Macron e Xi Jinping celebraram o acordo anunciado no fim de 2020 entre China e UE sobre a proteção dos investimentos, segundo a agência estatal chinesa.

Related posts
LifestyleMundo

Coleção de vinhos raros da Borgonha é leiloada por 8,7 milhões de euros

ChinaEconomia

Xi Jinping contra o projeto de taxa de carbono da União Europeia

PortugalSociedade

Bala perdida que matou emigrante em França foi disparada por outro português

CulturaMundo

Quadro de Van Gogh atinge recorde em leilão em França

Assine nossa Newsletter