Covid-19: Debaixo de críticas, Bruxelas quer agilizar candidaturas de vacinas - Plataforma Media

Covid-19: Debaixo de críticas, Bruxelas quer agilizar candidaturas de vacinas

Bruxelas admite simplificar o processo de candidatura de novas versões para variantes do coronavirus, das vacinas já aprovadas.

A Comissão Europeia pretende agilizar o processo de aprovação de vacinas no espaço europeu, e vai estudar um modelo de acesso facilitado ao processo de candidatura de segundas versões de vacinas actualizadas com as novas variantes.

As empresas já deverão ter realizado os procedimentos burocráticos para submeter a primeira versão. A intenção de tornar o processo mais rápido, surge numa altura em que já vários países europeus expressaram descontentamento com os sucessivos atrasos nas entregas.

O porta-voz da Comissão Europeia para a área da Saúde Pública e segurança Alimentar, Stefan de Keersmaecker diz que muito em breve haverá vacinas para garantir a imunidade de grupo, até ao verão. De Keersmaecker saúda os exemplos de outros países, que estão mais avançados nos planos de vacinação.

O porta-voz acredita que os contratos com a Pfizer, Moderna e AstraZeneca vão permitir, muito em breve disponibilizar milhões de doses na União Europeia.

“Estas três empresas estão agora em vias de produzir 1500 milhões de doses. São muitíssimas doses. E, nós estamos confiantes que até ao verão deste ano, estaremos em condições de alcançar o objetivo europeu de 70 por cento [da população] vacinada”, afirmou.

Leia mais em TSF

Related posts
MundoSociedade

UE pode não renovar contrato com AstraZeneca devido a atrasos

ChinaMundo

“Dilema” da China pende sobre relação Europa-Ásia, diz investigador

MundoSociedade

Pfizer avisa: 6 a 12 meses depois, é provável que seja preciso uma terceira dose da vacina

PortugalSociedade

Portugal recebeu as primeiras 31.200 vacinas da Janssen que ficam a aguardar decisão

Assine nossa Newsletter