Primeiro astronauta europeu a voar na SpaceX dirigido por um português - Plataforma Media

Primeiro astronauta europeu a voar na SpaceX dirigido por um português

Primeira missão da ESA (agência europeia) à Estação Espacial Internacional com boleia da SpaceX, empresa privada que pertence a Elon Musk, é já no final de abril. O diretor de voo é o português João Lousada, que terá a seu cargo o astronauta Thomas Pesquet, o primeiro europeu a viajar com a SpaceX.

Podia ser apenas mais uma viagem à Estação Espacial Internacional (ISS) – na subórbita terrestre desde 1998 e com sete astronautas das cinco agências participantes, NASA, Roscosmos (Rússia), JAXA (Japão), ESA (Europa) e CSA (Canadá). Mas a missão Alpha – nome escolhido por ser uma letra do alfabeto grego ligado à excelência e também o nome sistema estelar mais próximo do Sistema Solar (Alpha Centauri) – tem algumas características diferentes do habitual.

Desde logo será a primeira missão da ESA (agência europeia) que irá ter boleia da SpaceX, de Elon Musk, mas será também uma missão coordenada na ISS pelo português João Lousada, que é o diretor de voo do módulo Columbus (lançado em 2008 e que custou 1,4 mil milhões de euros), que é o laboratório científico da ISS cujo controlo é feito a partir do Columbus Control Center, em Munique, na Alemanha, sob a direção do português.

Leia mais em Diário de Notícias

Related posts
FuturoMundo

Primeira tentativa de voar helicóptero em Marte será em abril

FuturoLifestyle

Paraquedas do Perseverance tinha mensagem secreta

FuturoMundo

Nasa divulga primeiros áudio e vídeo de Perseverance em Marte

Sociedade

Perseverance pousa hoje em Marte, na busca por sinais de vida

Assine nossa Newsletter