Biden saúda "passo de gigante" com aprovação de plano de estímulo económico - Plataforma Media

Biden saúda “passo de gigante” com aprovação de plano de estímulo económico

O Senado dos Estados Unidos da América (EUA) aprovou este sábado um plano de estímulo de 1,9 biliões de dólares (1,59 biliões de euros) para relançar a economia norte-americana, naquela que é a primeira vitória legislativa do Presidente Joe Biden.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, saudou este sábado a aprovação pelo Senado do pacote de estímulo financeiro de 1,9 biliões de dólares, considerando-o um “passo gigantesco” para sair da crise provocada pela pandemia.

“Hoje posso dizer que demos um passo gigantesco para cumprir a promessa que fiz aos norte-americanos de que a ajuda estava a caminho”, disse Biden aos jornalistas na Casa Branca após o Senado ter aprovado o plano de apoio financeiro à recuperação da economia, uma das prioridades da nova administração.

O pacote financeiro, o terceiro aprovado nos EUA desde o início da pandemia de covid-19, há um ano, inclui novos pagamentos diretos de 1.400 dólares (1.175 euros) aos contribuintes com rendimentos inferiores a 80.000 dólares (67.150 euros) por ano, mais fundos para os governos locais e estatais, compra de vacinas e reabertura de escolas.

O plano foi aprovado após horas de debate, negociações frenéticas e uma maratona de votos, apenas pelos senadores democratas, por 50 votos contra 49.

O projeto de lei será enviado ao Congresso na próxima semana, onde se espera que a maioria democrata o aprove rapidamente para que o Presidente Biden o possa assinar até 14 de março, antes da prevista suspensão dos atuais subsídios de desemprego.

Leia mais em Diário de Notícias

Related posts
ChinaMundo

EUA e China estão 'comprometidos a cooperar' diante da crise climática

AngolaPolítica

Biden nomeia embaixador dos EUA em Angola e São Tomé e Príncipe

EconomiaMundo

Políticas comerciais podem ajudar contra a crise climática, afirma EUA

BrasilMundo

Bolsonaro avalia anunciar aumento de verba para o Ambiente em cúpula de Biden

Assine nossa Newsletter