Portugal é o 13.º pais da União Europeia com mais vacinação completa - Plataforma Media

Portugal é o 13.º pais da União Europeia com mais vacinação completa

A megaoperação do último fim de semana colocou Portugal a meio da tabela na União Europeia. Com 7% da população vacinada, 689 329 pessoas, estamos à frente de países como a Alemanha e a França.

No último fim de semana, Portugal alcançou um recorde de vacinação: 183 mil doses, fazendo que se alcançasse o limiar de 2,5 milhões de doses administradas. No sábado foram administradas 120 mil vacinas, no domingo 63 mil. Do total, 120 mil eram profissionais do ensino, docentes e não docentes. Mas desde que se iniciou o processo de vacinação já foram administradas 2 679 813 doses, 2 015 225 de primeiras doses e 689 329 de segundas, mais de 420 mil e 53 mil, respetivamente, do que na semana anterior.

De acordo com o site da Universidade de Oxford que faz a avaliação do mundo inteiro, em relação à União Europeia e reportando aos dados iniciais desta semana, Portugal está entre os 13 países que mais população têm com vacinação completa (7%).

Atrás de nós estão países como Alemanha e França. No entanto, para o especialista em vacinas Luís Graça, que também integra a comissão técnica de vacinação contra a covid-19, “mais do que olhar para a tabela é olhar para o que se está a passar. Se as vacinas chegam e não ficamos com elas acumuladas, quer dizer que o processo está a correr bem”.

O especialista explica que o facto de Portugal estar à frente na vacinação completa relativamente a alguns países, como a Holanda, pode ter que ver com o facto de estes países terem optado por atrasar as segundas doses e aumentar o número de população vacinada só com uma dose. No caso da Holanda, já há 2,96 milhões de pessoas com a primeira dose, enquanto Portugal tem 2 milhões de pessoas.

Leia mais em Diário de Notícias

Related posts
Portugal

Turismo de Portugal congratula-se com inclusão na “lista verde” do Reino Unido

EconomiaPolítica

PPR: Costa quer mais funcionários públicos e reforma das profissões reguladas

MoçambiquePolítica

UE: Moçambique "tem a responsabilidade de garantir a segurança do país”

AngolaPolítica

UE exalta esforço de Angola para a estabilidade na RCA

Assine nossa Newsletter